poesia no apagão



ou blackout poetry se você é adepto do inglês. assim são chamados os poemas do artista e escritor Austin Kleon, eles já viraram um livro (Newspaper Blackout) e também existe um projeto colaborativo onde outras pessoas podem enviar seus poemas (aqui). a ideia é bem simples, em uma folha de jornal ou livro pintar tudo de preto deixando expostas apenas as palavras necessárias para formar uma poesia. mais ou menos como quando a gente recortava as letras de uma revista para formar frases e fazer cartas anônimas.


além do visual diferente e impactante achei legal o que podemos pensar para além da estética. o ato de criar um poema já surge por si só do nada, como uma resposta a um vazio (um apagão) que não conseguimos nomear. criar é tentar dar nome a uma 'coceira' que temos numa parte tão superficial, mas ao mesmo tempo tão inalcançável da gente.


pegar uma folha cheia de palavras e pintar todas deixando em evidência apenas aquelas que formam algo que a gente quer dizer é um processo parecido com a terapia. lugar onde o psicólogo pega todas aquelas palavras ditas em voz alta e evidencia aquelas que refletem o que o paciente realmente quer dizer.


a arte de (re)criar é mesmo incrível.

Image by Randy Laybourne

eubruna.com, desde 2020